Por volta de 1968, dois irmãos - imigrantes portugueses, nascidos na região de Bragança - motivados e dotados de um incrível espírito empreendedor iniciaram as atividades comercializando sucatas na região do ABC. Nessa época a pequena empresa que levava os nomes de seus proprietários estava instalada na Vila Marlene. Alguns anos depois, em 1972 decidiram fundar a Braganfer e, no endereço que ocupa até hoje, Av. Senador Vergueiro, 2780, em São Bernardo do Campo a empresa vem crescendo até hoje e fazendo história.

Com a ampliação dos negócios e visão voltada ao futuro, a partir de 1985 as instalações ganharam mais espaço e o foco de trabalho voltou-se para materiais novos, especializando-se na distribuição de ferro e aço.

Ao longo dos anos a Braganfer passou por inúmeras mudanças, como alterações de layout, aquisição de equipamentos, modernização do parque fabril e da frota de caminhões, investimentos em tecnologia - todas com o objetivo de tornar a empresa mais organizada, ágil, visualmente mais agradável e aprimorar o atendimento aos clientes.

Para diferenciar-se de seus concorrentes, a empresa adotou como forte aliada em suas ações a inovação, onde os desafios são vistos como parte de um processo ininterrupto de aprendizagem, principalmente porque atua em diversos segmentos de mercado: Automotivo, Naval, Construção Civil, Metalurgia, Serralheria, entre outros.

Desde 2010 foi disponibilizado um avançado Centro de Serviços para corte e dobra de chapas e oxicorte, de acordo com as especficações e necessidades de cada cliente. Isso corresponde a maior praticidade e eficiência para a utilização dos materiais.

Como a Braganfer é um "organismo vivo", continuará a crescer, a mudar, olhar adiante...e sempre agirá dessa forma. Inovar faz parte de nosso DNA, por isso é uma empresa com ideias e ideais de vanguarda, fazendo história!